domingo, 21 de agosto de 2011

La Divina

Hoje ganhei um presente muito especial do meu amigo Quinho, um desenho da tão admirada, Maria Callas. Ganhei meu dia por isso! Ouço árias das mais famosas óperas interpretadas por ela desde os meus 12 anos. Sou muito ligado à voz das pessoas, então, boa música pra mim é essencial. Callas possuía uma voz poderosa, de amplitude fora do comum, o que permitiu que ela interpretasse papéis desde o alcance do mezzo-soprano até do soprano coloratura. Foi ela quem deu vida ao Bel Canto, capaz de mudar a 'cor' da voz pra expressar suas emoções e, ao contrário, das grandes divas de sua época, conseguia imprimir dramaticidade mesmo em papéis que exigiam grande virtuosismo musical. Existe a ópera antes e depois de Callas, ela foi um grande marco para a música! Apesar de sua vida turbulenta, conseguiu ser a mais dedicada intérprete lírica, interpretando famosas óperas como Norma, Carmen, Madama Butterfly, Turandot, Tosca, Manon Lescaut, La Boheme, La Gioconda, Cavalleria Rusticana, Lucia di Lammermoor, Aida, La Traviata e tantas outras. Não tive a honra de viver na época de Callas, período em que a ópera e as artes em geral eram mais valorizadas, mas sou grato pelo legado musical que ela deixou!



'Un bel dì vedremo', da ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini.


Essa é uma cena do filme 'Philadelphia' que me emociona muito! A ária que Callas interpreta chama-se 'La mamma morta', é da ópera Andrea Chénier, de Umberto Giordano.